"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos...Envelhecemos porque paramos de nos divertir...! "

16 agosto 2011

MUDANÇAS NOS CINCO SENTIDOS



1-DEFINIÇÃO: Com a idade,os nossos cinco sentidos,vão se tornar menos aguçados,com as transformações inerentes a terceira idade.


2-PREVENÇÃO;Com alguns cuidados básicos,pode-se tentar preservas os 5 sentidos(visão, audição,paladar,olfato e tato,e ter uma vida mais saudável.

a-AUDIÇÃO:O diagnóstico precoce da perda auditiva evita a surdez no idoso. Aos 65 anos 18% dos idosos,apresentam queixas auditivas,aos 80 anos o problema se agrava.O idoso tem dificuldade em identificar sons de alta freqüência(música,vozes,sons ambientes,etc..),cuja causa é exposição a ruídos excessivos.A avaliação periódica para controlar doenças como diabetes,hipertensão,obesidade,previne o parecimento da surdez no idoso.é

b-VISÃO:Os problemas comuns à terceira idade são:catarata,glaucoma miopia, olho seco e retinopatia diabética.As medidas preventivas são:deixar de fumar,usar óculos escuro,controlar doenças cronicas(hipertenção,diabetes, consultar ao oftalmologista para controle da pressao ocular,etc..).

c-PALADAR e OLFATO:Aos 65 anos,aparecem queixas relativas a falta do paladar no idoso.A partir dos 80 anos,a perda desses dois sentidos,torna-se mais acentuada.A prevenção é ter uma boa higiene oral,evitar o fumo,drogas,bebidas alcoólicas,para conservar a sensibilidade damucosa oral e do nasal por muitos tempo.

7-Tato:Com a idade,há uma redução da sensibilidade da pele à dor,ficando dificil,diferenciar o frio e o quente,aumentando o risco de queimaduras.
a prevenção são os cuidados com a temperatura da água e com o fogo.


fonte:http://portal.saude.gov.br/

Nenhum comentário: