"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos...Envelhecemos porque paramos de nos divertir...! "

11 junho 2011

FÉ E SAÚDE


1-A ciência observa fenómenos de recuperação da saúde em várias religiões estudadas,não identificando uma seita ou corrente filosófica,mais “eficaz” nos resultados. A fé ou religiosidade são o denominador comum!

2-A ciência não provou se Deus existe ou não existe,mas a fé religiosa,é bem real,pelo menos em seus efeitos sobre o cérebro.

3-Pesquisadores americanos estudaram o cérebro em ação e conseguiram mapear as regiões cerebrais que entram em atividade quando alguém pensa em Deus.

4-Na pratica a meditação favorece a boa memória e diminui a ansiedade(nem sempre esta ligada a religião)

5-A religião é fonte de alívio,conforto e consolo,quando se buscam através dela,respostas para os problemas existenciais.

6- A Religiosidade,permite a interação entre as pessoas nos rituais e,
estimula a reflexão,facilita a compreensão de si mesmo,e ajuda na solução de problemas.

7-O resultado depende de como se pratica,compreende o fato religioso,o poder da divindade,o conteúdo da doutrina religiosa ou das cerimónias ligadas à sua fé(Qualquer seita)

8-O sistema imunológico, ante as agressões,durante a vida, possui um complexo mecanismo que é sensível a vários estímulos,inclusive ao pensamento positivo que estimularia o sistema imunológico reestruturando as defesas e combatendo doenças.

9-A tradição diz que a fé move montanhas.

10-Segundo estudo da revista Psychological Science, dirigido por Michael Inzlicht, a fé ajuda a reduzir a ansiedade.

10-O médico Mário Peres( Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa) afirma que existem estudos epidemiológicos que evidenciam os benefícios da fé,
espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais, menor prevalência de depressão,abuso de drogas e suicídio,melhor qualidade de vida, maior
capacidade de lidar com a doença,menor mortalidade e tempo de internação,
e melhor função imunológica.

11-A medicina integrativa é uma abordagem medica que visa a cura,vendo a pessoa como um todo,corpo,mente e espírito.

12-A saúde da pessoa não depende só dos profissionais de saúde, mas do auto cuidado como valor para a vida, pois curar-se é também a capacidade de
transcender a experiência do sofrimento!

12-A OMS acrescentou a dimensão de bem-estar espiritual ao seu conceito multi disciplinar de saúde,que só compreendia o bem estar físico,psíquico e social.A valorização acrescenta o lado espiritual/religioso , que é um elo decisivo e universal do entrelaçamento da ciência e da religião.

13-Estudos da USP procuram correlacionar a religiosidade e os achados neuro científicos,tem demonstrado a associação entre modificações neuroelétricas e neuro químicas,com as práticas religiosas.

14-Não se recomenda o abandono dos tratamentos médicos convencionais, evitem curandeiros e charlatães, mas pratiquem sua religiosidade!

15-E como já dizia Gilberto Gil- Andar com fé eu vou,a fé não costuma falhar!...

Nenhum comentário: