"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos...Envelhecemos porque paramos de nos divertir...! "

21 julho 2011

O ENVELHECIMENTO .(Considerações).


1-DEFINIÇÃO:


.Não se envelhece da mesma maneira nem do mesmo ritmo.Varia imensamente
na população humana,Chamando-se isso de envelhecimento diferencial.

.O homem,apresenta as vezes, mudança no horário de envelhecimento; certos idosos apresentam níveis de desempenho semelhante aos jovens.

.As modificações fisiológicas do envelhecimento humano,têm efeitos cumulativo,são de maneira progressiva,irreversíveis e deletérias para o ser humanos.

.O processo de envelhecimento é um fenómeno normal e universal. As alterações desenvolvem-se em ritmo diferente para cada pessoa,dependem de fatores externos como: estilo de vida,atividades e ambiente, e de fatores internos como a genética e a saúde da pessoa .

.O sistema fisiólogo interno,altera-se num processo individual,a involução não atinge o mesmo grau de degenerescência para todos os sistemas do organismo.

.O processo de envelhecimento resulta também de fatores externos,como: clima,agressões físicas e psicológicas,traumas,radiações,estado utricional,educação,medidas de higiene,estilo de vida etc.

.Não se mede o envelhecimento pela idade cronológica,a relação entre a idade biológica e a idade cronológica,varia de um indivíduo para outro,de um órgão para outro etc...

.No envelhecimento,Alguns tecidos não envelhecem,outros renovam-se constantemente,outros, não se renovam nunca .

2-CAUSAS DO ENVELHECIMENTO:

·Causas genéticas,como a hereditariedade
·uso ou mau uso de uma função ou de uma aptidão durante o crescimento e idade adulta,como o envelhecimento acelerado do sistema muscular no sedentário.
·Fatores de risco que agravam a senescência,como o tabagismo ,o álcool em excesso e os excessos alimentares.
·As doenças intercorrentes que aceleram o envelhecimento depois dos sessenta anos(acidentes,doenças,traumas etc...).
. Alguns idosos parecem mais velhos que a sua idade biológica, outros ocorre o contrário. Por outro lado, as modificações fisiológicas normais podem mascarar ou dissimular certos sintomas de doença e dificultar a avaliação.
. É impossível identificar as causas precisas da senescência,sabe-se que o processo depende de fatores endógenos e exógenos.

*A senescência não é uma doença,mas um processo multifatorial que traz deterioração fisiológica do organismo,podendo levar a uma quantidade de afecções,por redução da reserva fisiológica dos órgãos e sistemas(equilíbrio homeostático desregula-se,ante os problemas internos e externos),somando-se a isso as sequelas de doenças anteriores e de afecções crónicas."

*A senescência é um processo natural e não é sinónimo de senilidade,termo que designa uma degenerescência patológica,associada à velhice,que tem origem em disfunções orgânicas.
*O sinal mais evidente de senescência é a diminuição da capacidade de adaptação do organismo face às alterações do meio ambiente. Este declínio acentua-se com a idade e com o surgir de afecções crónicas.

3-TIPOS DE ENVELHECIMENTO: PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO

A)O envelhecimento primário refere-se ao pro­cesso de senescência normal.
Nele(senescência),as qualidades necessárias à vida e à sobrevivência modificam-se e são substituídas por outras.


B)O envelhecimento secundário refere-se ao aparecimento,de lesões patológicas,as vezes múltiplas,que se mantêm potencialmente reversíveis.A existência de lesões associadas às diferentes alterações normais ,contribui para alterar a capacidade de adaptação do indivíduo. A presença de doenças desempenha um papel determinante no estabelecimento da esperança de vida.

*Nem sempre é fácil distinguir o envelhecimento primário do secundário,ou a senescênciada doença.Certos problemas fisiológicos e certas doenças, são as vezes confundidos com as manifestações do envelhecimento normal.

*QUE VOCÊ NÃO SEJA VELHO,SEJA IDOSO.....

Nenhum comentário: