"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos...Envelhecemos porque paramos de nos divertir...! "

21 julho 2011

MEMÓRIA



1-DEFINIÇÃO:

O processo da perda de memória ou vaga lembrança,causado pela idade,não é aleatório,mas trata-se,em parte da adaptação do cérebro à terceira idade.
As células menos utilizadas,são desativadas para concentrar esforços nas áreas mais necessárias a terceira idade.

2-CONSEQUENCIAS:

Apesar de causar transtornos,o esquecimento é normal em qualquer idade.
Na idade avançada,o complicador é a perca de neurónios,devido a uma série de fatores(radicais livres,traumas,doenças etc...).Os neurónios não se reproduzem,por isso,o número de neurônios tende a diminuir.

3-PROTEÇÃO CEREBRAL:

Com a diminuição dos neurônios,o cérebro escolhe as atividades cerebrais que continuam ativas ou serão desativadas .A escolha tem relação com o tipo de vida que o indivíduo leva.As Conexões frequentes permanecem,as menos utilizadas desaparecem.

4-TIPOS DE MEMÓRIA:

A)Memória de Longo Prazo:

Conhecimentos adquiridos há muito tempo(os idosos têm habilidade em buscar informações da Memória de Longo Prazo,do que de Curto Prazo.

B)Memória de Curto Prazo:

È muito afetada com o avanço da idade,chamada Memória de Trabalho ou Memória Procedural.É uma memória que torna a pessoa capaz de realizar tarefas complexas que envolve 2 ou mais atividades ao mesmo tempo(envolve muita atenção)No idoso a atenção diminue.

C)Memória de agenda(Memória Prospectiva)

È a memória das atividades do dia a dia, que exige muitos mecanismos atencionais,e outros mecanismos cognitivos importantes: planeamento, intenção e motivação..Esta a memória mais afetada no idoso

*Evita-se os incómodos com planejamentos e agenda de tarefas

D)Memória Semântica:

È aquela que guarda o significado de objetos e fatos, parece bastante mantida no idoso( fatos da infância,adolescência ou da vida adulta do idoso).O Idoso lembra-se muito bem de fatos antigos...


5--PREVENÇÃO DA FALTA DE MEMÓRIA:

-Exercitar o Cérebro,praticando exercícios cerebrais(computação,jogos,leitura,aprender uma outra língua,palavras cruzadas etc...evitam o Alzheimer,perda de memória,demência senil,depressão etc...)

-Hábitos saudáveis desde jovem(o envelhecimento começa antes da 3a idade).
-Aos 25 anos de idade,a cada década da vida,perde-se,2% de células cerebrais.
- Reduzir os radicais livres no organismo,com alimentação antioxidante completa,rica em vitaminas C e E e em licopeno(tomate,melancia etc..)
-Dormir bem(a melatonina hormônio produzido durante o sono,é um poderoso inimigo dos radicais, que provocam o envelhecimento.).
-Evitar a ansiedade e o estreasse,pessoas sem humor positivo(depressivas,ansiosas ou irritadas)apresentem dificuldades de memória graves(dificuldade no dia a dia).
-Evitar o isolamento de amigos e familiares,para evitar doenças como a depressão,dificuldades com a memória,e o declínio cognitivo do tipo demencial.
-Para lembrar tarefas futuras,fazer um bom planejamento das atividades do período.(Se necessário usar agendas)
6-CONCLUSÃO:

-A parte física pode abalar a memória(traumas,exilios,maus tratos, sofrimentos,doenças...
-A memória do idoso é útil para ele,e para a contribuição dos fatos históricos.
-Esquecimentos são aqueles que ocorrem em pessoas ativas ,com condições de desempenhar suas tarefas adequadamente(nomes,palavra na ponta da língua,ir buscar alguma coisa e esquecer do que ia fazer,etc.
-O esquecimento afeta ambos os sexos,as causas são:estresse,distúrbios afetivos,idade avançada,doenças psicológicas etc
-O declínio cognitivo tende a aumentar a partir dos 85 anos,dai um risco maior de desenvolver uma demência.
-È difícil prever se esquecimentos vão piorar e tornar-se uma doença degenerativa.

Nenhum comentário: